quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dicas de como cuidar das roupas do seu bebê



O desejo de qualquer mãe é que o seu bebé esteja sempre bem vestido e aprumado pelo que a roupa dele é uma das prioridades e uma das coisas que mais cuidados vão requerer, em especial quando o bebé é muito pequenino.

A roupa do bebé deverá ser trocada após o banho e sempre que ele se suje ou bolce. O babete deverá ser trocado com frequência.

A roupa da cama deverá ser trocada semanalmente. E claro, sempre que haja um imprevisto.

Um dos cuidados é nunca vestir roupa nova sem que a mesma tenha sido previamente lavada. Lembre-se que a pele de um bebé é muito sensível e delicada. O mesmo se aplica a lençóis, fraldas de pano, toalhas de banho e todas as peças que entrem em contacto com a pele do seu filho.

As peças de roupa deverão ser lavados com um bom detergente. Existem já no mercado numerosas marcas que disponibilizam detergentes e amaciadores expressamente indicados para roupa de bebé e de criança.

Nos primeiros tempos, as roupas deverão ser lavadas à mão. Depois do segundo mês, poderá já optar por usar a máquina de lavar, num programa de roupa delicada. Feche os fechos da roupa e abotoe os respectivos botões, pois assim estará a prevenir que estas peças se soltem ou estraguem.
Meias, luvas e botinhas de lã deverão ser lavadas num saquinho próprio, visto serem peças muito pequenas. Assim evita que as mesmas se percam.

Durante o primeiro ano de vida, opte por lavar a roupa do seu filho separada da roupa das outras pessoas lá de casa. Depois disso, a roupa poderá ser já lavada juntamente com outras peças de roupa que não do bebé, seguindo sempre as regras correctas de divisão de tecidos e cores.

Um velho truque que gosto muito e que funciona é utilizar o velho sabão “azul e branco” em peças de roupa que o bebé tenha sujado com cocó: deixe de molho em água morna e esfregue um pouco. As manchas persistentes desaparecem.

por: Catarina Bandeira.

Nenhum comentário: