sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Natação para bebês

natacao para bebes
A natação é o único exercício que estimula todas as partes do corpo, pois a água proporciona movimentos tridimensionais. O bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. Nesta faixa etária nadar significa, simplesmente, movimentar braços e perninhas com ou sem apoio dos pais, além de pequenos mergulhos.

Quando mais cedo o bebê começa a natação, mas relaxado ele ficará na água. Essa adaptação, no entanto, exige duas presenças fundamentais: a de um professor especializado e dos pais. Com aulas regulares de natação desde cedo, o bebê tem seu desenvolvimento psicomotor estimulado. Os pais mergulham o bebê na piscina e ele movimenta pernas e bracinhos, sem engolir água. Além disso, o desenvolvimento emocional também é fortalecido, devido à participação dos pais em um momento tão gostoso.

Os mergulhos devem ser feitos somente após a adaptação do bebê a este novo "mundinho aquático e quentinho". O bebê pode tossir, chorar, mas com palavras carinhosas e de estímulo ele vai sentir-se cada vez mais à vontade e, talvez, até sentir-se um pouquinho como nos meses em que viveu em outro "mundinho aquático, seguro e quentinho": o útero materno.

O reconhecimento a cada conquista é fundamental.


É preciso elogiar com palavras de incentivo: "Muito bem!", "Parabéns!", "Que mergulho bonito". As aulas devem ter um caráter lúdico e dinâmico.

Não há contra-indicação fisiológica para o início das atividades na água. Um bebê de três meses, no entanto, tem movimento reflexos e é muito frágil - corre mais riscos de doenças como inflamações de ouvido. Recomendamos a natação para depois dos seis meses, quando o bebê já tomou as segundas doses da maioria das vacinas e tem mais movimentação do corpo. Nesta idade, ele também consegue receber mais informações.

A natação é benéfica para bebês com diagnóstico de alergia, com tendência a bronquite ou a rinite alérgica. O pediatra deve avaliar as condições do bebê antes de iniciar as aulas de natação.

Além da orientação de um professor especializado, é necessário que a piscina e os ambientes sejam limpos e aquecidos. A água da piscina deve receber atenção especial para proteger bebês tão novinhos.
Vantagens da Natação para Bebês

E são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês.
O bebê vai crescendo e freqüentando as aulas de natação.
Mas o bebê não sabe que:

*A natação para bebês melhora sua coordenação motora;
*A natação para bebês aumenta a resistência cárdio respiratória;
*A natação para bebês desenvolve noções de espaço e tempo;
*A natação para bebês estimula o apetite;
*A natação para bebês ajuda prevenir várias doenças respiratórias;
*A natação para bebês o torna física e psicologicamente mais apto para o auto-salvamento;
*A natação para bebês o deixa mais ágil para engatinhar, sentar, andar ou correr;
*A natação para bebês faz seu coração bater rápido e a sua respiração aumentar, fortalecendo-o;
*A natação para bebês é muito divertida e proporciona momentos de intensa felicidade dentro da água.

4 comentários:

Cintia Guimarães Veiga disse...

otimo post Ro!
bjs e bom final de semana pra vc

Manu disse...

Oi Ro,

Vim conhecer o seu cantinho e adorei esse último post sobre natação, já me convenceu a colocar o Juan na natação, o problema é pouco basta ter dinheiro..kkkk

Apareça sempre por lá!!!

beijosssssssssssssssssssss

Unknown disse...

Tô pensando colocar minha pequena na natação, mas preciso esperar abrir turma. Pra bbs, só no verão.

Isa Melo disse...

Oi...
Seu blog está cada dia mais lindo e maravilhoso... parabéns!
Vai lá no meu blog, tem presentinho pra vc...
Bjos,
Isa