sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Natação para bebês

natacao para bebes
A natação é o único exercício que estimula todas as partes do corpo, pois a água proporciona movimentos tridimensionais. O bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. Nesta faixa etária nadar significa, simplesmente, movimentar braços e perninhas com ou sem apoio dos pais, além de pequenos mergulhos.

Quando mais cedo o bebê começa a natação, mas relaxado ele ficará na água. Essa adaptação, no entanto, exige duas presenças fundamentais: a de um professor especializado e dos pais. Com aulas regulares de natação desde cedo, o bebê tem seu desenvolvimento psicomotor estimulado. Os pais mergulham o bebê na piscina e ele movimenta pernas e bracinhos, sem engolir água. Além disso, o desenvolvimento emocional também é fortalecido, devido à participação dos pais em um momento tão gostoso.

Os mergulhos devem ser feitos somente após a adaptação do bebê a este novo "mundinho aquático e quentinho". O bebê pode tossir, chorar, mas com palavras carinhosas e de estímulo ele vai sentir-se cada vez mais à vontade e, talvez, até sentir-se um pouquinho como nos meses em que viveu em outro "mundinho aquático, seguro e quentinho": o útero materno.

O reconhecimento a cada conquista é fundamental.


É preciso elogiar com palavras de incentivo: "Muito bem!", "Parabéns!", "Que mergulho bonito". As aulas devem ter um caráter lúdico e dinâmico.

Não há contra-indicação fisiológica para o início das atividades na água. Um bebê de três meses, no entanto, tem movimento reflexos e é muito frágil - corre mais riscos de doenças como inflamações de ouvido. Recomendamos a natação para depois dos seis meses, quando o bebê já tomou as segundas doses da maioria das vacinas e tem mais movimentação do corpo. Nesta idade, ele também consegue receber mais informações.

A natação é benéfica para bebês com diagnóstico de alergia, com tendência a bronquite ou a rinite alérgica. O pediatra deve avaliar as condições do bebê antes de iniciar as aulas de natação.

Além da orientação de um professor especializado, é necessário que a piscina e os ambientes sejam limpos e aquecidos. A água da piscina deve receber atenção especial para proteger bebês tão novinhos.
Vantagens da Natação para Bebês

E são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês.
O bebê vai crescendo e freqüentando as aulas de natação.
Mas o bebê não sabe que:

*A natação para bebês melhora sua coordenação motora;
*A natação para bebês aumenta a resistência cárdio respiratória;
*A natação para bebês desenvolve noções de espaço e tempo;
*A natação para bebês estimula o apetite;
*A natação para bebês ajuda prevenir várias doenças respiratórias;
*A natação para bebês o torna física e psicologicamente mais apto para o auto-salvamento;
*A natação para bebês o deixa mais ágil para engatinhar, sentar, andar ou correr;
*A natação para bebês faz seu coração bater rápido e a sua respiração aumentar, fortalecendo-o;
*A natação para bebês é muito divertida e proporciona momentos de intensa felicidade dentro da água.

4 comentários:

Cintia Guimarães Veiga disse...

otimo post Ro!
bjs e bom final de semana pra vc

Manu disse...

Oi Ro,

Vim conhecer o seu cantinho e adorei esse último post sobre natação, já me convenceu a colocar o Juan na natação, o problema é pouco basta ter dinheiro..kkkk

Apareça sempre por lá!!!

beijosssssssssssssssssssss

N@nd@ disse...

Tô pensando colocar minha pequena na natação, mas preciso esperar abrir turma. Pra bbs, só no verão.

Isa Melo disse...

Oi...
Seu blog está cada dia mais lindo e maravilhoso... parabéns!
Vai lá no meu blog, tem presentinho pra vc...
Bjos,
Isa