quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Hôrmonio da Confiança = Amamentação


Cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostraram pela primeira vez como um hormônio da "confiança" é liberado no cérebro da mãe durante a amamentação. A pesquisa, realizada em colaboração com outras universidades e institutos de Edimburgo (Escócia), França e Itália, apresenta mais provas de que a amamentação promove uma maior ligação entre mãe e bebê através de um processo bioquímico.

Segundo a equipe da Universidade de Warwick já se sabia que o hormônio oxitocina era liberado durante a amamentação, mas o mecanismo no cérebro para esta liberação ainda não tinha sido desvendado. A oxitocina é produzida no hipotálamo, a parte do cérebro que controla a temperatura corporal, sede, fome, cansaço e a raiva. E também foi provado que a oxitocina promove os sentimentos de confiança e a redução do medo. O hormônio também produz as contrações durante o parto e causa a liberação do leite nas glândulas mamárias.

O estudo foi divulgado na publicação científica "PLoS Computational Biology". NeurôniosSegundo a pesquisa, em resposta à amamentação, neurônios especializados no cérebro da mãe começam a liberar o hormônio. Entretanto, a oxitocina é liberada de uma parte do neurônio chamada dendritos que, geralmente, recebe ao invés de transmitir informações.

Com o uso de um modelo matemático, os pesquisadores descobriram que esta liberação, a partir dos dendritos, permite um grande aumento na comunicação entre neurônios, coordenando um "enxame" de fábricas de oxitocina, o que produz explosões intensas dos hormônios.

Este é um exemplo de um "processo emergente" - uma ação coordenada que se desenvolve sem uma liderança, em um processo parecido com um enxame de insetos. "Sabíamos que estes pulsos aumentam, pois, durante a amamentação, os neurônios que disparam a oxitocina fazem isso juntos, em explosões sincronizadas", afirmou o líder do estudo, professor Jianfeng Feng. "Mas descobrir exatamente como estas explosões eram desencadeadas era um grande problema sem explicação." "O modelo nos dá a possível explicação de um evento importante no cérebro que pode ser usado para estudar e explicar muitas outras atividades cerebrais parecidas", acrescentou.

Fonte Uol

5 comentários:

Clau disse...

Olá Roberta, que lindo esse cantinho, vou te add aos meus blog tb!

Uma beijoca
Clau

Jaja disse...

realmente amamentar é tudo de bom, e não é mentira a frase tão usada : Amamentar é um gesto de amor!
Cria laços eternos e é um momento magico e lindo.
bjs

Ana disse...

Oi Roberta! Achei o seu blog pelo comentário que deixou no blog da Inês (mãe da Bruna e do Rafael). Adorei o seu cantinho!! Estou grávida de 8 meses e continuo a usar o piercing no umbigo. O piercing que uso é próprio para gravidez: a barrinha é feita em material flexível, bem molinho, que se adapta à forma redonda da barriga sem magoar. Pode ver nas fotos do meu blog como ele está. Beijos!

Dani Dias Delgado (Mamy Coragem) disse...

Oi Roberta, obrigada pela tua visita.
Gostei muito do seu blog, maravilha!!
Eu apoio a amamentação com certeza.
Um grande beijo e já virei seguidora.

Andréa Veiga disse...

Oi Roberta... adoro o seu blog!! Estou sempre dando uma espiadinha, para ler as matérias legais que vc coloca!!!

Tem um Selinho no meu blog pra vc., espero que goste!

Beijokas