terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dicas para uma Gestação Feliz


Após a implantação do embrião, ou após a inseminação ou mesmo nos meses em que o namoro aconteceu nos dias corretos, existem algumas sugestões para ajudar o embrião a se fixar no útero, não sei se tem comprovação científica, mas mal não faz. Aí vai:

* Evitar café - esse é sério: no máximo uma xícara por dia se vc não agüentar ficar sem;
* não tomar adoçantes ou comer doces dietéticos - o adoçante pode fazer mal;
* cuidado com o uso de medicamentos - meu médco me deixava tomar só paracetamol, mas como me faz mal, eu evitava até isso;
* Evitar chocolate - por causa da cafeína;

* Algumas pesquisas dizem que a alegria melhora as chances de concepção, portanto,procure se divertir, ver filmes leves e divertidos, ouvir músicas relaxantes e procure rir bastante. Existe uma pesquisa em que mulheres que fizeram FIV e tiveram a visita constante de palhaços obtiveram maiores níveis de positivos (só não funciona para quem tem medo de palhaço como eu, rsrs)

* Evite exercícios aeróbicos e de impacto (equitação, pular na cama elástica etc.);

Essa é legal:

* Gelatina e clara de ovo ajudam na fixação do embrião (essa não sei se tem comprovação científica, mas se não tiver, o máximo que vai fazer é deixar sua pele mais bonita). Como comer gelatina e omelete todos os dias enjoa, seguem algumas receitinhas:

- coma gelatina como sobremesa(não pode ser diet por causa do adoçante);
- faça várias gelatinas de cores diferentes. Depois de prontas, corte-as em quadradinhos, misture e acrescente creme de leite;
- bata gelatina em pó com leite e tome como se fosse suco. (uma nutricionista me ensinou isso). Só que tem que tomar imediatamente, senão ele começa a empelotar;
- Gelatina com creme de leite;
- Gelatina com leite condensado;
- Gelatina com leite em pó desnatado (essa é para quem quer manter a forma);
- Ponha gelatina sem sabor para dar consistência extra a doces, patês, mousses (nossa, estou parecendo o Bubba do Forest Gump - "camarão na moranga, estrogonoff de camarão, salada de camarão"... rsrsrs)

Claras:
-Bata as claras em neve, 1 lata de leite condensado, 1 fruta (pêssego em calda por exemplo) e gelatina sem sabor. Bata o leite condensado e a fruta no liquidificados, amoleça a gelatina no microondas e misture na clara em neve e depois misture o leite condensado com a fruta batida à clara em neve. Leve à geladeira.

Segue uma receita de mousse, mas essa não é bom comer muito por causa do chocolate:

-Mousse de chocolate: essa receita é minha, sei lá quais as quantidades, mas fica bom: 6 claras em neve, gelatina sem sabor (pouco - 1 colher mais ou menos), chocolate para cobertura e creme de leite. Derreta o chocolate no microondas, misture com o creme de leite. Misture com as claras em neve com delicadeza (rsrs se vc não for estabanada como eu!) e aqueça a gelatina com água no microondas e misture também. Enfeite com raspas de chocolate ou granulado e leve a geladeira.

Bom, as dicas acima são para quem não tem muito problema com o peso, afinal, se todos os dias vcs resolverem comer montes dessas coisas vão acabar engordando. Portanto, para quem tem problemas com o peso, prefira:
- omelete de claras (com tomate, pimentão e azeitonas),
- omelete de forno: bata os ovos, acrescente sal, orégano, tomate picado, ricota ou pedaços de queijo fresco, ervilhas e azeitonas sem caroço - asse em forma untada. Fica muito bom.
- faça marshmallow caseiro e coloque sobre frutas: 1 clara para cada 3/4 de xícara de açucar. Bata com a batedeira em banho maria até ficar uma clara em neve bem brilhante. Tem outras receitas de marshmallow, mas não sei fazer...

Vi em uma revista que a acupuntura faz bem - melhora as chances consideravelmente. Fiz acupuntura quando fiz minha segunda ICSI e algumas clínicas oferecem a acupuntura lá mesmo. Mas depois eu li que um outro estudo invalidava o primeiro. Como a ciência é um treco indeciso e indefinido (algumas vezes é possível encontrar numa mesma banca de revista uma matéria falando que o café faz bem para a saúde e ao lado uma outra resvista falando que o mesmo café faz mal, bem, sabe-se que ninguém sabe direito o que está falando). Portanto, não tenho a menor idéia se faz bem ou mal, sei que eu não faço mais pois detesto agulhas e sou céptica ao extremo, não acredito muito em coisas que não consigo comprovar...

Portanto, acupuntura é opcional. Numa pesquisa ajudou e em outra atrapalhor. Se decidir fazer, escolha um bom profissional, pois a pessoa que fez em mim me disse que existem pontos em que mulheres grávidas não podem utilizar.

No mais, boa sorte e não abusem das calorias, heim?

6 comentários:

Unknown disse...

Show essas dicas..nao pretendo ser mamae agora mas quando for já aprendi bastante coisa.
adoro seu blog
bjokas

Viviane disse...

otimas dicas amada.
bjim da Vivi

Jaja disse...

Ja fiquei com agua na boca!
Tudo que vejo ou leio ja fico imaginando e morrendo e vontade de comer, até parece piada. kkkk.

Bem legal as dicas.
bjim

Patrícia Moreira disse...

Nossa qta dica legal, eu só sabia do café q num é legal tomar, e das coisas diets. Chocolate não fazia idéia q tinha problema. Também é bom evitar mate e chás de tonalidade escura. Tb me falaram pra não comer carne mal passada, mas isso não consegui pq amo carne sangrando, rs.

Greice disse...

Poxa, sem saber comi ovo hoje... eeeba! Ainda mais hoje que meu gráfico da TB apontou ovulãçãooo... ebaaaaaaaaaaaa!

Viviane disse...

Linda tem selinho pra vc no meu blog

bjo