terça-feira, 8 de setembro de 2009

GRÁVIDA DEPOIS DOS 35

Geralmente, idade e fertilidade estão inversamente relacionadas, e o envelhecimento do sistema reprodutivo desempenha um papel-chave na infertilidade.
GRAVIDA DEPOIS DOS 35Tem-se constatado que o declínio mais rápido do potencial de fertilidade em um determinado momento ocorre aos 35 anos de idade, um achado confirmado pelo American National Bureau of Health Statistics, em estudos realizados entre 1965 e 1988. Cada estudo usou um limiar de 12 meses para definição de infertilidade, e todos mostraram que com a idade de 35 anos mais de um terço das mulheres não seria capaz de conceber dentro de um ano. Os 35 anos de uma mulher servem, portanto, como horizonte além do qual a função reprodutiva é irreversivelmente diminuída.

Nos 10 a 15 anos que antecedem a menopausa, há uma aceleração gradual da perda folicular que se correlaciona com um aumento nos níveis do hormônio folículo-estimulante (follicle stimulating hormone, FSH). Em conjunto, essas alterações refletem a qualidade e capacidade reduzidas de folículos que estão envelhecendo, os folículos mais sensíveis já tendo respondido.

Aproximadamente no mesmo momento em que essas modificações estão acontecendo, uma alteração importante no ciclo menstrual também está ocorrendo. Se, por um lado, o ciclo menstrual pode permanecer regular nos anos que antecedem a menopausa, uma redução da duração do ciclo acontece devido a fase folicular encurtada. Tem-se observado que um encurtamento gradual da duração do ciclo de em média de 3 a 4 dias, comparado com a duração do ciclo que esta mesma mulher apresentava ao final de seus vinte anos, e início dos trinta, sendo este um fator preditivo útil do declínio no potencial de fertilidade.
Impacto da idade sobre a qualidade dos ovos
O declínio da fertilidade também parece ser conseqüência direta do declínio relacionado à idade do número de ovos saudáveis nos ovários de uma mulher. Uma mulher nasce com todos os ovos que ela irá ter – cerca de 400.000. A cada mês, durante seus anos reprodutivos, usualmente apenas um único ovo amadurece. A quantidade de ovos começa a diminuir na infância e continua durante a idade adulta. A ovulação contribui para a diminuição, mas em sua maioria os ovos são lentamente absorvidos pelo corpo. Em torno da quinta ou sexta décadas de vida, a maior parte das mulheres terá depletado o suprimento de ovos com que nasceu.
A insuficiência ovariana ocorre quando os folículos e ovos de uma mulher são depletados e quando cessa a produção dos hormônios estrógeno e progesterona.

Outros fatores relacionados à idade
Outros fatores também podem afetar o funcionamento reprodutivo em mulheres mais velhas.
Esses fatores incluem:

•Freqüência de relações sexuais, que pode declinar com o avançar da idade e a duração do relacionamento de um casal;
•ovulação irregular, que ocorre à medida que os níveis hormonais de uma mulher mudam com a idade;
•deficiências da fase lútea, que ocorrem quando muito pouca progesterona é produzida para manter um recobrimento uterino suficiente para que um ovo fertilizado se implante nele.
De um modo geral , a idade (em sua associação com o sistema reprodutivo feminino) está ligada a várias perigos fisiológicos:
•Aborto espontâneo: cujo risco aumenta em mulheres acima dos 40 anos de idade.
•Exposição a doenças que podem afetar o sistema reprodutivo: incluindo endometriose e doenças sexualmente transmissíveis, tais como doença inflamatória pélvica.
•Gravidez ectópica: mulheres entre as idades de 15 e 19 anos, assim como mulheres com 40 anos ou mais, têm a incidência mais elevada de mortes relacionadas a gravidez ectópica.
•Mortalidade: embora não seja alto, o risco de morte associado com gravidez e parto aumenta com a idade.
Mais sobre o assunto
http://babiesboom.blogspot.com/2008/11/mam-aos-35.html

Um comentário:

Viviane disse...

show de bola essa materia..matou minha curiosidade
eu ja to passadinha..nem quasei ainda..
adorei
bjos