quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sobre cães e a chegada do bebê

De repente, tudo está diferente. Ninguém lhe faz carinho e os passeios se tornam raros. É assim que seu cãozinho se sente quando um bebê passa a fazer parte da família. Alguns deixam de comer, outros se escondem. Há aqueles que, para marcar território, fazem xixi pela casa. Felizmente, o problema tem solução. “O ideal é fazer as adaptações antes da chegada do bebê”,
Antes da chegada do bebê:
· Esfrie um pouco. Gradativamente, diminua a atenção dispensada ao bicho. Ele vai aprender a lidar com a frustração e, quando o bebê chegar, não ficará triste se não receber carinho.
· Restrinja o acesso. Se o cão tiver acesso à casa toda e você quiser restringir sua entrada apenas no quarto do bebê, faça isso o quanto antes. Quando ele entrar diga “não”, coloque-o fora do quarto e diga “fica” de forma enérgica – nunca feche a porta para impedir sua entrada.
· Espalhe cheirinhos. Associar o cheiro da criança a coisas boas aumenta as chances de boa convivência. Por isso, deixe pedaços de pano perto das roupinhas do futuro bebê e, assim que o cheirinho estiver impregnado, coloque-o em locais de acesso do cachorro.
· Atualize as vacinas. Coloque todas as vacinas e vermífugos do seu amigo em dia. Leve-o ao veterinário para verificar se está tudo bem.

Quando a criança chegar

*Faça a apresentação. Apresente o bebê ao cachorro.
*Deixe-o cheirar os pés e a manta. Nesse contato, o cão reconhecerá seu cheiro.

· Prestigie o cão. Não deixe seu amigo sentir-se abandonado. Mantenha sua rotina como antes. Por exemplo, se você levava-o para passear e agora não pode mais, peça para alguém fazer isso.
· Torne-os amigos. Na presença da criança, ofereça petiscos e dê carinho, para que o cão não entenda que está na companhia de um concorrente.
· Tenha cuidado! Por mais manso que seja seu amigão, nunca deixe-o sozinho com a criança
E lembrem-se o relacionamento deles pode ser precioso...

2 comentários:

Lari disse...

muito fofo o post, esssa é uma duvida que tinha.
Meu dog hoje é meu filho mas quando engravidar nao quero me livrar do meu cao.
Super 10 as dicas

beijos no seu S2

Nanda disse...

Nossa, adorei seu post, tenho duas poodle, e elas já sentem um ciumes, imagino quando a nenem nascer...rs