terça-feira, 29 de junho de 2010

Sangramento e gravidez


Sangramento na gravidez pode ser inofensivo, mas você deve saber o que fazer quando acontecer.

As causas comuns: "O sangramento no primeiro trimestre é muito comum", diz Patrick O'Brien, obstetra do University College Hospital, em Londres.
"Muitas mulheres temem um aborto, mas não é necessariamente o caso de todas e para a maioria das mulheres nao passa de um susto".
Uma razão para o sangramento precoce é a implantação: quando o óvulo fertilizado se implanta na parede do útero. Isso acontece na primeira semana ou duas, muitas vezes causando um sangramento leve.

Quando pode ser grave: Sangramento no primeiro trimestre pode às vezes ser um sinal de uma gravidez ectópica - quando o embrião cresce na trompa de Falópio - ou um aborto espontaneo.

"Como regra geral, o sangramento mais pesado eh o mais preocupante", diz Patrick.

O que fazer: Relatar qualquer sangramento ao seu médico. Se o sangramento for intenso, deve ser procurar o hospital. Um ultrasom e às vezes um exame de sangue irá determinar se está tudo bem.


Sangramento no meio da gravidez

As causas mais comuns: Há menos chance de hemorragia após 13 semanas de gravidez. Se isso ocorrer, ele pode ser causado pela erosão cervical, onde o colo do útero torna-se frágil, muitas vezes resultando em sangramento após o sexo.

"Isto é devido ao estrogênio extra produzido durante a gravidez, e não é nem um pouco arriscado para a mãe ou a criança", diz Patrick.

O mucus com sangue que sai perto da data do nascimento eh uma forma de
dizer q esta chegando a hora do parto.

Quando pode ser grave: Sangramento no segundo e terceiro trimestres pode ser causado pela placenta prévia, onde a placenta baixa, cobre ou se aproxime do colo do útero.

"Esse sangramento é geralmente indolor", diz Patrick. Se é um pequeno sangramento, é provável que seja pedido um extra check-ups.

Placenta prévia pode, contudo, provocar hemorragias graves, caso em que uma cesariana é normalmente necessária porque a placenta está bloqueando a passagem do bebe.

Sangramento acompanhado de dor abdominal contínua, poderia indicar descolamento prematuro da placenta, onde a placenta se separa da parede do útero. Isto é incomum, mas pode ser grave - se muito da placenta sair, ela pode parar de enviar oxigênio da mãe para o bebê. Uma cesariana pode ser necessário.

BABY's aconselha: Procure ajuda imediata caso haja qualquer sangramento. Se ele for pesado, vá direto para o hospital - chame uma ambulância se for necessário. Uma vez que a causa do sangramento for estabelecida, você estará no lugar certo para obter o tratamento adequado, seja o acompanhamento, o descanso ou uma cesariana.


Fonte: Baby Expert

3 comentários:

Unknown disse...

Olha Ro..eu Adoro vir aqui e saber dessas coisas..vc sabe não tenho filhos e nao esta nos meus planos ainda, mas é muito bom tomar conhecimento de tudo que envolve com saude e geração de outro vida!
Por outro lado estou bem feliz..as coisas estao dando tao certo pra mim que acho que antes dos 30 ainda vou encomendar um bebê..sem me preocupar com o resto das coisas...
Te adoro viu
beijokas em vc e na sua familia! =)

Ju Chicrala disse...

Adorei as dicas!
Eu tive um pequeno sangramento na
8ºsemana, mas não foi o causador do meu aborto, que foi retido!
Mas é muito importante estar alerta á esses detalhes quando se está grávida.
Um beijo

Lari disse...

Super importante...
temas assim da saude da mamae é otimo.