quinta-feira, 25 de março de 2010

O que você acha à respeito?

EUA alertam sobre mau uso do sling
Comissão registrou 14 mortes relacionadas ao acessório para carregar bebês, 12 envolvendo menores de quatro meses


Pano pode gerar sufocação; problema é maior para menores de quatro meses, bebês com baixo peso ou com doenças respiratórias



Eles são populares e estão na moda, com o aval das celebridades hollywoodianas. Mas, dependendo da forma como são usados, os slings, feitos para carregar o bebê "amarrado" ao corpo da mãe, podem ser perigosos e até matar a criança.
O aviso foi divulgado no último dia 12 por uma comissão do governo americano (Consumer Product Safety Commission) e causou polêmica na internet, entre mães e médicos favoráveis ao contato próximo com o bebê e órgãos contrários à comercialização do produto.
Segundo o alerta americano, os pais e responsáveis devem tomar especial cuidado ao carregar bebês com menos de quatro meses nos slings, que podem causar sufocamento.
A comissão diz ter identificado 14 mortes, nas últimas duas décadas, associadas ao produto -três delas aconteceram em 2009 e 12 envolveram menores de quatro meses.
No Brasil, não há registro de ocorrências desse tipo, segundo o Ministério da Saúde.
"Nos primeiros meses, os bebês não controlam a cabeça pela fraqueza dos músculos do pescoço. O tecido pode apertar o nariz ou a boca do bebê, bloqueando sua respiração e sufocando-o em um minuto ou dois. O sling mantém a criança em uma posição curva, dobrando o queixo em direção ao peito, e as vias aéreas podem ficar comprometidas. O bebê não conseguirá chorar por socorro", diz o alerta americano.

Brasil
Não há regulamentação para o acessório no Brasil, de acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial).
Para Renata Waksman, presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria, além do risco de asfixia e sufocação, há risco de fraturas e quedas quando o sling é mal utilizado. "Mas, bem utilizado, é bom, pois permite mais aconchego e libera a mãe para algumas tarefas", diz ela.
Segundo Waksman, devem ser observados alguns cuidados: escolher um produto com tecido macio e confortável, porém resistente, com largura suficiente para acomodar o bebê e laterais elevadas. Bebês com menos de um mês não devem ser transportados no sling, e os pais devem perceber se a criança está grande ou ativa demais para usar o produto.
A agência americana pediu cuidado extra aos pais de crianças prematuras, com peso baixo ou problemas respiratórios e recomendou que a cabeça do bebê fique sempre visível.
O governo canadense endossou as preocupações dos EUA e divulgou comunicado em que recomenda ainda cuidado para que o bebê não vá ao chão pelos buracos do sling ou quando quem o carrega tropeça ou cai.
A associação americana de fabricantes de produtos juvenis foi mais uma a apoiar as preocupações do governo, em comunicado da semana passada.
A associação (JPMA) não reconhece slings e certifica apenas os "soft infant carriers", espécie de mochila em que o bebê fica sentado e ligado à mãe por duas alças. O órgão não vetou o uso do produto, mas repetiu as recomendações do governo.
Para o médico Mike Gittleman, membro da Injury Free Coalition, programa de prevenção ligado à Universidade Columbia, os slings "são ótimos, permitem ao bebê se sentir mais perto da mãe, ouvir o seu coração". "No mundo da prevenção, não dá para dizer "livre-se de tudo, isso é ruim". Em geral, o sling é bom", diz.
Para ele, o importante é que a família se certifique de que a criança não faz parte do grupo de risco -bebês prematuros, com peso baixo ou problemas respiratórios.

3 comentários:

Unknown disse...

Oie
Acredito que usando com cuidado não há problemas.
Toda mãe está cansada de saber que com criança todo cuidado é pouco!!! Até eu sei disso!!

Muitas mães querem colocar o bb no sling e dormir assistinho tv...aí não pode né...

Bjs

Lari disse...

tenho amigas que sempre usaram o sling em seus bebês e nunca ocorreu nada de grave com a criança..
enfim acho que vai do uso de cada responsavel como citou a renata acima.
beijo

Unknown disse...

Eu nao tenho filhos ainda...mas minha prima usa o sling no filhinho dela e nada de ruim (graças a Deus ) aconteceu com ele por conta do uso desse acessorio..enfim....expeculações

beijos lindona e boa pascoa!