sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Sono do bebê

sono do bebe
A importância do sono

* Maturação do corpo
O Sono é processo fisiológico básico e necessário para a recuperação física, revigorarão, crescimento, maturação do cérebro, aprendizado e memória. Uma privação crônica e constante do sono pode levar a exaustão, disfunção do sistema imunológico, dano físico ao corpo e stress

O crescimento hormonal, que é responsável pelo crescimento físico do bebe, é secretado em sua maior durante os estágios de sono profundo. Uma desordem de sono severa pode levar a uma insuficiência da secreção desse hormônio comprometendo o crescimento do bebe.

*Crescimento do Cérebro

Quando um bebe fica agitado de forma repentina durante o sono – sua respiração fica desigual, seus olhos se mexem de um lado para o outro e ele sorri – isso significa que ele esta num estágio único do sono – REM sleep (Rapid Eye Movement). Esse estágio é associado ao sonho. Os bebes passam mais ou menos 50% do sono em REM, o que é muito importante para a maturação do cérebro, desenvolvimento e aprendizado. Um bebe nasce com 30% do tamanho total do cérebro e durante os 3 primeiros anos, o cérebro cresce rapidamente, até quase o tamanho de um adulto. Acredita-se que o sono REM é essencial nesse estágio para facilitar o crescimento do cérebro, e por isso os bebes passam tanto tento da sua infância nesse padrão de sono. Também é sabido que durante REM, o cérebro “digere” e armazena todas as informações bombardeadas durante o tempo que ele ficou acordado. Interromper o REM do seu bebe pode levar a um comprometimento do aprendizado de todas as coisas que ensinamos a eles durante o tempo que estão acordados e alerta.

Quando os bebes não dormem o suficiente ou seu sono é interrompido, eles tendem a ficar muito agitados, hiperativos, nervosos e difícil de acalmar. A maioria dos pais experimentam essa situação quando seus bebe ficam com muito sono. Esses sinais são importante para os pais, e informa que seu bebe esta pronto para dormir. Muitos pais sabem que quando perdem a hora de dormir, fica muito mais difícil do bebe acalmar e dormir. Isso acontece porque como um adulto os bebes tem um relógio biológico interno que faz com que cair no sono fique fácil em determindados período e dificulta em outros. Manter uma rotina de hora de dormir regular e relativamente constante ajuda o bebe (e os pais) a regular seu relógio biológico e a desenvolver um padrão saudável de sono.

Desenvolvimento de Padrões de sono e despertar durante o primeiro ano de vida

Dormindo durante a noite
Recém nascidos, na média, passam 16 horas do dia dormindo. Seu sono é dividido em episódios de 4-6 horas de sono, separados por curtos períodos onde ficam acordados. Durante o primeiro ano de vida, num rápido processo de desenvolvimento, o sono se concentra mais durante a noite e o sono do dia cai drasticamente. O sono durante a noite se torna mais continuo, e o numero de acordadas durante a noite diminui. O processo de “dormir a noite toda” é alcançado pela maioria dos bebes durante o primeiro ano de vida. Entretanto, 20-30% continuam com a característica de sono fragmentado acordando freqüentemente durante a noite e tendo dificuldades de dormir – isso perdura até os 2 primeiros anos de vida.

O quanto de sono é suficiente?
Existem diferenças significativas entre bebes quando se trata de sono desde do dia em que nascem. Alguns dormem de 18-20 horas por dia nos primeiros dias de vida, enquanto outros dormem de 8-10 horas nesse mesmo período. Alguns bebes tem a capacidade de dormir por grandes períodos (4-6 horas), enquanto outros acordam a cada 1 hora. Essas diferenças na necessidade de sono e na qualidade do sono pode explicar as dificuldades de alguns pais tem em fazer seu bebe dormir desde cedo. Essas diferenças individuais também faz com que uma simples pergunta “O quanto de sono meu bebe precisa numa certa idade?” seja difícil de responder. Para determinar se um bebe esta dormindo o suficiente, é preciso prestar atenção no comportamento dele durante o tempo que ele esta acordado. Se ele estiver relativamente calmo, alerta e tranqüilo, ele esta provavelmente dormindo o suficiente, mas se ele estiver nervoso, difícil de lida e coçando os olhos freqüentemente ele provavelmente não esta dormindo o suficiente.

Alimentação Noturna
A alimentação noturna tende a cair dramaticamente durante o primeiro ano, de 3-4 refeições (a cada 3-4 horas) durante os primeiros meses até o fim do primeiro ano de vida, quando a maioria dos bebes não precisa mais de alimentação noturna. Entretanto alguns pais tendem a associar as acordadas da madrugada com fome, estudos mostram que aumentar a quantidade de alimento antes de dormir não tem uma influencia positiva no sono.

O sono é influenciado por….
Vários aspectos físicos, externos e psicossociais. O sono pode ser afetado adversamente por problemas médicos, como problemas de respiração, infecções de ouvido, cólica, refluxo, alergia, nascimento dos dentes,entre outros. Influencias externas incluem barulho, temperatura, luz e a cama.
As influencias psicossociais estão relacionadas em sua maioria nas interações antes de domir com os pais, medos, separação, ansiedade, hábitos inapropriados e expectativas. Questões culturais também são peças fundamentais na formação das crenças e hábitos de sono.
A média de vezes que um bebe acorda por noite é de 2-3 vezes. Alguns bebes tem a capacidade de “se auto colocar para dormir”, enquanto outros precisam de assistência dos pais. Bebes que aprendem a dormir em suas camas, acordam menor e dependem menos dos pais quando acordam. Profissionais da área recomendam que os pais encorajem seus bebes a dormir sozinhos em sua cama desde cedo, a fim de prevenir problemas de sono. E mais, limites claros devem ser criados para estabelecer diferença as atividade e interações durante o dia e a atmosfera da hora de dormir que são penumbra, silencio e nana.

Dicas os pais
Tenha certeza de colocar seu bebe para dormir de barriga para cima e evite deixá-lo dormir de bruços.
Tente estabelecer rotinas constantes. Uma rotina constante ajuda o bebe a desenvolver seu relógio biológico e a habilidade de se auto colocar pra dormir
Se você quer que seu bebe durma no quarto dele, encoraje a cair no sono sozinho, com mínima assistência. Isso é particularmente importante se seu bebe parece ter um sono mais leve.
E seu bebe tem sono leve e problemas para dormir, limite as atividades noturnas. Tente minimizar seu envolvimento e de pouca ajuda ao coloca-lo pra dormir e durante as vezes que ele acorda durante a noite.

3 comentários:

Monica disse...

Nossa quanta coisa interessante a respeito do sono do bebê.
Otimo post
beijos

Unknown disse...

Oi querida tudo bem?
tem selinho no blog pra vc
bjao

Jaja disse...

oi linda, esculpa por andar sumida.
Bem legal o post sobre o sono.
Sempre que venho aqui tem coisas interesantes pra ler. bjs