segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Alterações Estéticas durante a gravidez


A gravidez é um momento de muitas mudanças no corpo da mulher. Algumas dessas mudanças estão ligadas a fatores genéticos e outras derivam da grande alteração hormonal no período gestacional que dura até o fim da amamentação.Existem várias alterações estéticas que afligem as gestantes. Entres essas podemos destacar as estrias, edema, varizes e as espinhas ou acnes.


-As estrias são o problema que mais preocupa as grávidas. Elas surgem com a distensão da pele à medida que o útero cresce, mas não atinge a todas as mulheres da mesma forma. Essa distensão depende de fatores genéticos. Porém a distensão de alguns órgãos internos, como o útero, provoca o estiramento excessivo da pele, algumas vezes além da sua capacidade normal. Quando isso acontece, provoca o rompimento das fibras elásticas e formam cicatrizes chamadas de estrias.
Na gestação o aparecimento de estrias é favorecido pela fragilidade das fibras de colágeno e elastina.Essas marcas podem aparecer nos glúteos (bumbum) e nas coxas, mas são mais comuns no abdômen e nos seios por causa do aumento de volume dessas duas estruturas.O grande problema das estrias é que elas não regridem após o seu aparecimento, pois houve ruptura de fibras do colágeno e de elastina. Portanto o grande fator para se evitar o seu aparecimento é a prevenção.Alguns cuidados e produtos ajudam na manutenção da beleza e do bem-estar da grávida.

Recomenda-se que a gestante evite ganhar muito peso. No máximo em torno de 12 quilos durante toda a gestação. Isso ajuda a evitar o aparecimento de estrias.Passar óleo no corpo durante o banho também é recomendável, já que ajuda a impedir a perda da umidade da pele. É recomendável usar hidratante duas vezes por dia na barriga, nos glúteos, nas coxas e nos seios, menos nos mamilos que devem ficar espessos e resistentes para prevenir as rachaduras durante a amamentação.
Entre os produtos mais eficazes estão os a base de óleo de amêndoas, sementes de uva, abacate ou macadâmia.Uma outra causa de estrias é o edema (inchaço) que obriga a pela a se "esticar". Entre a medidas mais freqüentemente recomendadas para se controlar este problema estão a ginástica e hidroterapia apropriadas, caminhadas, quando em repouso colocar as pernas ligeiramente elevadas, uso de meias elásticas, sapatos confortáveis e reduzir a ingestão de sal, bebidas alcoólicas e comidas. Para prevenir o edema recomenda-se também drenagem linfática duas vezes por semana com indicação médica.


-As varizes também causam desconforto, dor e alterações estéticas nas pernas. A duplicação do volume de sangue na gravidez, a diminuição do retorno do sangue venoso ao coração e o aumento do calibre das veias contribuem para o aparecimento de varizes que costumam surgir entre o sexto e o sétimo mês de gravidez. Medidas preventivas devem ser tomadas desde o início da gestação, como evitar o uso de sapatos de salto alto, de qualquer roupa apertada que dificulte a circulação sanguínea, usar meias elásticas de suave compressão próprias para as grávidas para se evitar o acúmulo de sangue nas pernas e diminuir a ingestão de sal na alimentação.

-Quanto à acne recomenda-se usar sabonetes especiais para a pele oleosa. Os cremes em geral muito usados na adolescência estão totalmente contra-indicados. O tratamento com antibióticos de uso local só pode ser feito após o fim do terceiro trimestre da gravidez e com liberação médica. A grávida é muito suscetível ao aparecimento de manchas na pele e algumas manchas são comuns na gravidez, como o cloasma (mancha em forma de asa de borboleta que acomete os dois lados da parte anterior da face). Para evitá-las se recomenda o uso de filtro solar.

4 comentários:

Clau disse...

É bem assim mesmo!

Tem dias que acordamos nos sentindo uma elefanta!! mas ao mesmo tempo a felicidade que sentimos não tem preço!

Um beijo

Clau

♥ Mamãe Coragem e seu trio ♥ disse...

Oi amiga.
E são tantas transformações heim?
eu me lambuso de hidratante por causa das estrias.
beijocas

Lari disse...

Eu cuido das minha pele desde ja pra quando tiver meus filhos ja estar com a pele mais preparada, afinal na juventude a elastidadeé uma maravilha com o passar do tempo só um bom cosmetico pra manter esse milagre.
Adorei
bjos

Isa Melo disse...

Adorei o seu blog... lindo e muito informativo...já estou te seguindo!!!
Dá uma olhadinha no meu blog..
http://ratintimsonhos.blogspot.com
Espero quer goste...
Bjos,
Isa