quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cha de bebe

Chá de bebê é aquela coisa: você tem todo aquele trabalhão para pesquisar quais são os itens mais dispendiosos e necessários para pedir de presente, faz trocentos convitinhos originais e bem-humorados e escreve em cada um deles o presente em questão, geralmente está total e completamente redonda e mesmo assim ainda posa de chiquérrima e aceita pagar micos absurdos que cunhadas, tias, primas e amigas em geral adoram decretar, gasta os tubos fazendo uma baita festa e AINDA assim, acaba ganhando coisas do tipo: “cueiros” ou “vira-mantas”- (caraca, alguém peloamordedeus pode me explicar para que servem esses tais cueiros? Porque, até hoje, por mais que eu já tenha entendido a finalidade de tal peça ainda não vejo uma razão lógica para seu uso…)

Enfim, não se estresse. Existem várias listas de chá de bebê completas na net, mas mesmo essas ainda acabam pesando a mão e incluindo coisas que você vai acabar nem usando, portanto, por experiência própria resolvi criar minha lista e ainda de lambuja dar pitacos sobre como fazer a festa!

Hoje em dia você pode optar por dois tipos de chá de bebê:

- O Chá de Fraldas (onde, como o nome já indica, não há variedade de presentes, só fraldas)

É bem legal para fazer com pessoas com as quais você não tem muita intimidade como por exemplo, o pessoal do escritório ou os colegas de trabalho do marido, ou se não se sentir à vontade abusando do bolso alheio, já que os preços de fraldas não variam muito e não passam dos R$ 50,00.

Muitas futuras mamães optam por esse tipo de festa quando fazem questão de montar o enxoval pessoalmente, onde todas as roupas, itens e assessórios precisam combinar entre si e ela não está afim de correr o risco de ganhar algo fora do “tema”, a maior frescura.

Como fraldas são, sem dúvida alguma, o item mais dispendioso da lista e o que você vai usar por muito mais tempo, é uma baita vantagem fazer um belo de um estoque. Aproveite e pesquise no mercado diferentes tipos de fraldas e varie as marcas em alguns pedidos, assim você poderá testar no bebê e observar com qual ele se adapta melhor, mas cuidado! Não faça isso em todos os pedidos, defina uma marca de confiança e peça a maioria das fraldas dessa marca.

Alguns bebês desenvolvem alergias e aí o presente vira presente de grego, já que não há troca para esse item em especial.

Valentina usa Pampers Supersec Flex (haha, agora até as fraldas são FLEX!) ou seja: diurna e noturna, aguentam até 12h de sono e o neném fica sequinho! Mas também testei e aprovei marcas como Turma da Mônica (diurna e noturna), Pom Pom (idem) e é claro, a pioneira Johnson’s.

Outra dica valiosissíma: Cuidado com o tamanho das fraldas! O período mais longo, onde as fraldas não variam muito de tamanho, fica entre os 6 e os 10 meses (Tamanho M), seguido naturalmente pelo G (dos 11 aos 15 meses) e do P, na ordem decrescente dos tamanhos mais usados.

Os tamanhos RN (recém-nascido) e EG (extra-grande) são pouquíssimo usados, pois durante o período de uso do primeiro o bebê ganha peso rapidamente e logo passa para o P, e no segundo ele já está aprendendo a usar o peniquinho, portanto, fique atenta na hora de pedir os tamanhos e as quantidades! Ou seja: Peça mais os tamanhos M e G.

- O Chá de Bebê Tradicional

Chá de bebê é uma festa que foi criada por amigos de uma futura mamãe bem sortuda (por ter amigos tão legais e criativos assim) que se deram conta do quão custoso é ter filhos nesse mundodemeudeus.

Assim sendo, convidaram toda a galera (leia-se: parentes e amigos do pai e da mãe do bebê) , fizeram uma lista dos itens mais usados e os distribuíram entre os convidados.

O princípio é o mesmo do chá de cozinha, então, não tem erro.

Geralmente a melhor forma de pedir os presentes é especificá-los um a um nos próprios convites, isso impede presentes duplos e a falta deles, já que todo mundo colabora.

■Deixe os itens mais caros como: banheira, carrinho, etc para membros da família como os avós ou os padrinhos da criança;
■Escolha uma ou duas lojas de confiança (e com preços acessíveis) e faça lá sua lista. Essas lojas geralmente tem listas prontas, mas você tem a liberdade de excluir ou incluir itens, se assim desejar. Eu fiz a minha na Alô Bebê;

■Escolha um dia da semana e vá até as tais lojas fazer sua lista. Acredite, a gente leva um dia inteiro. Ainda mais porque haverá milhares de outras grávidas fazendo a mesma coisa, no mesmo dia.
Vista roupas e sapatos confortáveis e vá acompanhada (melhor amiga, mãe, sogra – mas escolha uma delas, porque quanto mais gente você levar, mais pitaco vai ouvir e mais estressada vai ficar…);
■Não deixe o chá de bebê para os últimos meses, onde você vai estar cansada, irritadiça e com dificuldade de locomoção. O ideal é planejar para o 6º ou 7º mês, quando você ainda aguenta fazer algumas coisas…E é legal também porque no sétimo mês a ansiedade chega ao limite e ganhar presentes vai aplacá-la, de certa forma…;
■Para cada item, escolha duas ou três opções de marca. Na falta de uma sempre haverá outra e você não fica sem presentes;
■Não vá na onda das listas prontas na net ou das lojas e saia pedindo coisas como: cadeirão, andador, tira-leite, protetor de bico de seio se você NEM SABE se seu seio vai rachar ou se vai ter muito ou pouco leite. Deixe esses itens para serem comprados se necessário for. Outra coisa: o bebê nem nasceu, para quê diabos você vai querer um cadeirão? Ele só vai usá-lo quando estiver no 7º mês de vida, você vai ter tempo para comprá-lo. Dê prioridade para os itens mais urgentes para o bem-estar do recém-nascido;
■O ritual para o convite é mais ou menos como o de casamento: pergunte aos seus pais e aos seus sogros quem eles gostariam que fossem convidados. Claro, não encha a festa com parentes e pessoas com as quais você não tenha um relacionamento mínimo, mas por educação é bom consultá-los. A chegada de um neto é um evento tão importante quanto o casamento de um filho;
■Os convites podem tanto ser entregues pessoalmente quanto via correio, ou e-mail, nesse caso não existe protocolo, viva a praticidade!
■A festa não precisa ser cheia de pompa! Faça mais ou menos como numa festa de aniversário infantil, o que não deixa de ser, afinal de contas. Ou seja: salgadinhos, docinhos, refrigerante (cerveja tb é bem vinda) e um bolo. Ah, e se quiser pode ter o tal do chá também…rsrsr e biscoitos. Tem gente que já aproveita e pede no convite, junto com os presentes, para trazer um prato de doce ou salgado. Eu acho um abuso, afinal de contas a pessoa já vai levar presentes e a gente ainda pede pra levar a comida? O que mais falta? Massagem nos pés? (se bem que seria ótimo…);
■Deixe as brincadeiras e afins ao encargo das tias, amigas, cunhadas e quetais. Elas adoram e você não precisa se preocupar com MAIS ESSE detalhe;
■Capriche na trilha-sonora: A festa da Valentina teve Balão Mágico, Pirilimpimpim e Trem da Alegria!
Aproveite a festa e celebre junto com amigos e parentes a alegria da chegada de seu filho! Ah, e atente para a lista a seguir!

Chá de bebê – lista de presentes

Higiene

01 -Banheira
01- cesto toalete (Cesto de vime ou madeira para se colocar produtos de higiene) – (Esse item é controverso. Geralmente a mãe quer um cesto que combine como quarto do bebê e os vendidos em lojas são bem caros e não tão bonitos. Eu pedi para uma tia minha que é artista plástica para fazer um sob medida para a Valentina, nas cores que eu queria e não conseguia achar em lugar algum. Valeu MUITO a pena)

01 suporte - (para apoiar o bebê, facilitando o banho. É ótimo para mães de primeira viagem)
03 toalhas com capuz – (com parte interna forrada de fralda)

01 caixa de hastes flexíveis - (Popularmente conhecido como Cotonetes.)

01 colônia – (a da Granado e da Mônica são deliciosas!! Mas aproveite e peça a Mamãe e Bebê da Natura: IMBATÍVEL)

01 tesoura para unhas - (tem gente que prefere cortadores tipo Trim. Eu odiei, porque as unhas são TÃO MÍNIMAS que você já morre de medo de cortar com a tesoura, imagine com o trim!)

02 cremes para assaduras - (Eu uso o Dermodex Prevent - Menos grudento e oleoso que o Hipoglós e mais denso – e barato! – que o da Johnson’s)
01 - escova para cabelo
01 - massageador de gengiva (Acessório feito de silicone, para massagear a gengiva do bebê.)
01 - óleo (Eu usei um óleo específico na Valentina, não tão pegajoso quanto o Johnson’s, ele se chama NUJOL e é achado em farmácias e drogarias)
04 - pacotes de algodão
02 - potes de lenços umedecidos (os melhores são o Johnson’s e o Baby Wipes, peça os MEGA POTES que vem com 400 lenços)
01 sabonete liquido (SEMPRE NEUTRO!)
01 saboneteira
03 sabonetes neutros (Opte pelos de glicerina da Granado)
02 talcos (Não se usa mais talco em pó, que pode dar alergias no bebê. Opte pelos talcos líquidos: a Natura e o Boticário já tem)

Diversos

01 aspirador nasal (Serve para limpar o nariz do bebê – sucção)
04 bicos de mamadeira (especifique a marca. Eu uso só produtos da NUK)

02 chupetas (Especifique a marca e prefira as ortodônticas tamanho 01)
01 escova para mamadeira
01 esterilizador
01 garrafa térmica
03 mamadeiras grandes (Use a mesma marca para mamadeiras e chupetas)
02 mamadeiras média
01 mamadeiras pequena (chá/água)
01 mordedor
01 pinça higiênica (Pinça plástica para pegar os itens já esterilizados)
01 porta chupetas
01 porta mamadeira térmico
02 prendedores de chupeta
01 termômetro clínico

Quarto

02 cobertores de berço (antialérgicos)
02 cobertores de enrolar (Cobertor mais fino para envolver a criança. – Ou xale. Vovós e titias adoram fazer xales para os bebês! Peça algo artesanal)
02 colchas
03 fronhas avulsas
02 jogos de lençol para berço
02 kits de fralda de boca c/ 5 (Esse item é importante. Você vai usar MUITO)
02 kits para berço (Geralmente contém um edredom, um protetor de berço – tecido colocado em toda lateral do berço para evitar que o bebê se machuque – e um trocador. – Geralmente é a mãe quem compra isso para o bebê, porque quer combinar com a decoração do quarto. Mas as vovós também podem dar, ora essa!)
01 móbile
01 mosquiteiro
01 posicionador para dormir (Protege a criança e a mantém na mesma posição evitando que role no berço durante a noite. Comercialmente conhecido como “segura-bebê” é importante nos primeiros meses de vida, já que os médicos recomendam que o recém nascido durma sempre de lado e NUNCA de bruços ou de barriga para cima, evitando assim a Síndrome da Morte Súbita)

02 travesseiros anti-sufocantes

Roupas

06 babadores (prefira os atoalhados)
06 bodies manga curta (prefira os de suedine ou malha)
06 bodies manga longa (idem acima)
02 casaquinhos de lã (antialérgicos)
02 casaquinhos de linha
06 conjuntos pagão (Composto geralmente de uma camiseta regata, um casaquinho e uma calça de malha. – Esse item é uó. Hoje em dia os pagãos foram totalmente substituídos pelos bodies. Algumas maternidades ainda os incluem na lista, mas sinta-se livre para decidir. Eles são um saco e deixam o bebê totalmente desconjuntado e com as barras das roupas para fora, já que não possuem nenhum tipo de fecho ou botão. Um horror)
06 culotes (mijão) (Calça para bebês, geralmente de malha ou outro tecido fino. Esse é imprescindível, principalmente nos primeiros meses, para usar com os bodies, debaixo dos macacões tip-top. Prefira os de algodão)
06 macacões (peça 3 de verão (malha) e 3 de inverno (plush))
03 pares de luva (prefira as de malha às de lã, lembre-se de que o bebê leva muito as mãozinhas à boca)
06 pares de meia 00 (prefira as de algodão, sempre)
01 saída de maternidade (Conjunto composto por um macacão luxo e uma manta. – Deixe esse item para algum parente em especial. Eles vão se sentir honrados)
04 sapatinhos
02 toucas

Passseio01 bebê conforto (Tipo de cadeira em formato de concha para transportar o bebê nos primeiros 6 meses)
01 carrinho passeio (Item controverso: Apesar da beleza e da pompa, os carrinhos super-mega-blaster são na verdade TRAMBOLHOS difíceis de desmontar, e guardar no porta-malas do carro, por exemplo. Antes de qualquer coisa, teste a praticidade do carrinho, seu conforto, pois você vai usá-lo durante uns bons…3 anos.)
01 encosto para cabeça (Para usar no carrinho ou no bebê-conforto. Feito de tecido, serve para acomodar de forma segura a cabeça do bebê.)
02 jogos de lençol para carrinho
01 sacola para roupinhas
01 sacola pequena (frasqueira)
01 travesseiro

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns! Seu blog é lindo!

Blog da Deby disse...

Gostei muito do seu blog, muito interessante, gostaria de poder trocar mais experiências, sou mãe de primeira viagem e totalmente verde para esse assunto, criei um blog para facilitar essa comunicação: http://meuprincipemeubebe.blogspot.com/

Se quiser passar lá, muito obrigada.

Cintia Guimarães Veiga disse...

quanta coisa bacana.
amei

Jaja disse...

oi amiga.
estou passando para avisar que tem uma promoção de uma caixinha de lingerie, la no meu blog.
Passa la e participa. vou adorar.

Se puder faz propagando pra mim, please.

Beijos