domingo, 6 de dezembro de 2009

Fisioterapia na gestação




O trabalho do fisioterapeuta durante a gestação é desenvolvido no sentido de levar a gestante a se conscientizar de sua postura e a se empenhar para desenvolver toda a potencialidade de reserva dos músculos para que se tornem aptos a conviver com as exigências extras que a gravidez e o parto solicitarão, promovendo, assim, condições para manutenção do bem-estar físico durante a fase de gestação, além de corrigir e tratar, quando detectadas, alterações posturais que porventura venham acompanhadas de dor.

Durante a gravidez é imprescindível que a mulher adote maiores cuidados com relação ao próprio corpo, especialmente quanto à postura tanto durante a realização de atividades cotidianas, como na marcha e até mesmo quando está em repouso.

Nas sessões a mulher recebe orientações quanto à melhor postura ao ficar em pé, sentada, dirigir, dormir, levantar-se, realizar atividades domésticas, guardar objetos no alto e calçar sapatos. Também são discutidos assuntos como: alimentação, vestuário, exercícios físicos durante a gravidez, anatomia feminina, alterações fisiológicas, alterações do sistema músculo-esqueletico e suas implicações, entre outros de acordo com as necessidades de cada gestante.

Quais são os principais objetivos da Fisioterapia?
A Fisioterapia atua nesse momento com o objetivo de melhorar a saúde física e mental das gestantes, reduzir medos e tensões, melhorar a qualidade de vida, auxiliar na interação mãe e bebê, reduzir desconfortos músculo-esqueléticos, promover relaxamento, reduzir edema, prevenir incontinência urinária, ganhar força muscular e elasticidade, favorecer uma recuperação pós-parto mais fácil e rápida.

Quais são os principais benefícios da Fisioterapia?
A execução de exercícios durante a gravidez evita o ganho de peso, reduz o estresse cardiovascular, estimula boa postura, previne algias nas regiões da coluna vertebral, melhora a imagem corporal e, consequentemente, o estado psicológico, além de reduzir o tempo de partos vaginais.

Como são as sessões?
As sessões são realizadas de 2 a 3 vezes por semana, com duração de 60 minutos, distribuindo esse tempo para orientações, aquecimento, alongamento, reforço muscular, exercícios respiratórios e relaxamento.

Quais são os principais recursos utilizados pelo Fisioterapeuta?
Conscientização corporal, orientação postural, exercício físico (alongamento, fortalecimento), fortalecimento do assoalho pélvico, massagem relaxante, drenagem linfática, treinos das respirações, atividades de relaxamento.

Quais são as principais alterações músculo-esqueléticas que podem ocorrer nesse período?
Síndrome do túnel do carpo, dor na coluna, dor no quadril, dor púbica (sinfisite), edema, diástase do musc. reto abdominal.

Quando procurar?
No início da gestação; Quando achar necessário realizar cuidados com o corpo ou preparação física para o parto; Em casos de indicação médica; Se ocorrer presença de dor/ alterações músculo-esqueléticas.

3 comentários:

Cintia Guimarães Veiga disse...

eu fiz quando esta gravida da minha primeira filha...mto bom.
aconcelho.

bjs

Bazar (62). disse...

Olá,
estamos cheios de novidades, entre peças novas e usadas!
Faça-nos uma visitinha!

Beijinhos :)

.Justlow disse...

Oi ti achei no blog de uma amiga minha , adorei seu cantinho e gostaria de segui-la, te convido para que venha conhecer meu blog , e me seguir tbem assim poderás ficar antenada com as minha vida meia maluca
bjos da lowkita ;*